Testes Esqueçam o V8 do BMW M5. Este Alpina Roadster V8 é sobre outra coisa

Vídeos RA

Esqueçam o V8 do BMW M5. Este Alpina Roadster V8 é sobre outra coisa

Neste vídeo tivemos a oportunidade de conduzir aquela que será, provavelmente, a melhor versão do BMW Z8. Conheça o Alpina Roadster V8.

Alpina Roadster V8 - 3/4 de frente
© Jules Photo Garage

Ter a oportunidade de nos sentarmos ao volante de um BMW Z8 é sempre um momento especial. Mas este torna-se ainda mais especial porque não é «apenas» um Z8. É um Alpina Roadster V8, do qual foram produzidas apenas 555 unidades.

Em mais um vídeo da Razão Automóvel, o Guilherme Costa soube aproveitar o momento, mostrando como é conduzir um dos modelos da marca bávara mais desejado de todos os tempos.

Para quem não sabe, este roadster da BMW foi desenvolvido no final dos anos 90 e o desenho da carroçaria é da autoria de Henrik Fisker — sim, esse mesmo Fisker que estão a pensar.

O BMW Z8 foi criado em homenagem a outro dos ícones da marca, o 507 dos anos 50, tendo «nascido», por isso, em formato de concept, com a designação Z07 Concept.

Além do desenho original da carroçaria, a grande maioria dos componentes mecânicos foi herdada de um dos melhores desportivos da BMW da altura, o M5 E39. Ou seja, entre outros elementos, sob o capô do BMW Z8 estava o motor V8 de 4,9 l.

Alpina Roadster V8

A interpretação da Alpina para o BMW Z8 não consiste numa versão mais potente e desportiva, bem pelo contrário. O Alpina Roadster V8, tal como podemos ver neste vídeo, segue precisamente um dos lemas deste preparador alemão: “We don’t make BMW’s better, we make them different”. Traduzindo, “não tornamos os BMW melhores, tornamo-los diferentes”.

Este roadster alemão tem até uma afinação de suspensão mais confortável para receber as jantes Alpina com 20” de diâmetro, que é uma das diferenças mais visíveis face ao modelo da BMW. Quão diferente? O melhor é mesmo ver o vídeo completo.

Menos visível é o motor V8, herdado do BMW M5 (geração E39), que está associado a uma caixa automática Switch-Tronic de cinco relações. Em conjunto com um sistema de escape específico para este roadster, a potência ficou pelos 381 cv, curiosamente, um valor inferior aos 400 cv do BMW Z8 ou do M5 E39.

Alpina Roadster V8 . 3/4 de traseira
© Jules Photo Garage

Foi propositado. A interpretação da Alpina do Z8 foi feita para apreciar cada quilómetro de uma estrada de montanha e não para a percorrer o mais rapidamente possível. E pelo que vemos no vídeo, essa missão foi totalmente cumprida.

Recordamos que este é o segundo modelo da Alpina que conduzimos. O primeiro foi igualmente especial, mas tem mais algum plástico. Muito plástico…