Mercedes-Benz CLE 200 Cabriolet
Primeiras impressões
Data de comercialização: Abril 2024
Eu sei que «menos é mais» é das expressões mais batidas do universo, mas aplica-se ao Mercedes-Benz CLE 200 Cabrio.
Prós
- Isolamento da capota
- Conforto
- Resposta do motor
Contras
- Excesso de botões no volante
- Preço dos opcionais
Foi pelas magnificas paisagens em Tenerife que tive oportunidade de conduzir o novo Mercedes-Benz CLE Cabrio em praticamente todas as versões. Até aquelas que não vão ser comercializadas em Portugal — mas já lá vamos.
Comecei pelas versões mais potentes e terminei na versão de acesso, a CLE 200 Cabrio. Adivinhem de qual é que gostei mais — o título dá algumas pistas.
Está tudo explicado neste vídeo:
Exterior clássico e interior desportivo
Admito que é sobretudo uma questão de gosto pessoal, mas se o exterior agrada-me pela sua elegância, preferia que o Mercedes-Benz CLE Cabrio tivesse um interior mais clássico. É sobretudo desportivo e tecnológico.
É verdade que as opções de personalização são quase infindáveis, mas independentemente das voltas que derem ao configurador, vão ter sempre um volante com demasiados botões e um aspeto geral a pender mais para o ambiente desportivo.
Relativamente à capota, isola tão bem os ocupantes daquilo que acontece no exterior que chega a ser desconcertante. Mesmo em autoestrada — ou principalmente em autoestrada —, o conforto acústico é notável. Neste segmento só a Audi consegue acompanhar a marca de Estugarda a fazer capotas.
Alguns dos truques aplicados nesta capota estão explicados no vídeo em destaque. Truques que servem para quando esta está recolhida ou colocada. E não demora mais que 20s a abrir ou fechar — nós cronometrámos…
Descubra o seu próximo automóvel:
Uma boa surpresa
Ao volante, tal como tive oportunidade de explicar em vídeo, o novo Mercedes-Benz CLE Cabrio foi uma boa surpresa, tanto do ponto de vista dinâmico como do ponto de vista do conforto.
Face ao modelo que veio substituir, a marca alemã diz que houve um acréscimo da rigidez torcional de 47%. Isto traduz-se numa sensação de solidez notável.
Mesmo numa condução mais aplicada não sentimos flexão da carroçaria. E quando os buracos chegam, as suspensões ainda têm margem para digeri-los sem problemas de maior. Sobre o motor, dou mais detalhes ao longo do vídeo e nos próximos parágrafos.
Duas motorizações disponíveis, por agora
Em Portugal, numa primeira fase, não vai ter muitas hipóteses de escolha. O Mercedes-Benz CLE Cabrio só vai estar disponível nas versões 200 (gasolina) e 220 d (Diesel), a primeira com 204 cv e a segunda com 197 cv. Ambos correspondem a blocos de quatro cilindros e 2,0 l de capacidade e estão associados a uma caixa automática de nove velocidades — é a única caixa disponível para todas as versões.
Ou seja, as versões CLE 300 (2,0 l e 258 cv) e CLE 450 4Matic (seis cilindros, 3,0 l e 381 cv) vão ter de esperar. Mas vale a pena esperar? Não me parece.
Estamos a falar de um cabriolet, um modelo talhado sobretudo para aproveitar a estrada e a viagem. E para esse propósito os 204 cv de potência do CLE 200 são mais do que suficientes. É quanto a mim a melhor versão e custa cerca de 71 400 euros — até começarem a adicionar os tradicionais opcionais da marca.
Tal como disse no vídeo, conduzi as outras versões, mas foi a versão mais modesta que me encheu as medidas. É interessante quando isso acontece.
Veredito
Mercedes-Benz CLE 200 Cabriolet
Primeiras impressões
Data de comercialização: Abril 2024
Prós
- Isolamento da capota
- Conforto
- Resposta do motor
Contras
- Excesso de botões no volante
- Preço dos opcionais
Sem comentários
O Mercedes-Benz CLE Cabrio mais barato é também o melhor que podem comprar
O novo Mercedes-Benz CLE Cabrio já chegou a Portugal, mas neste primeiro contacto dinâmico fomos até Tenerife, Espanha.
Consulte, antes de comentar, a informação legal e os nossos termos e condições aqui
Este artigo ainda não tem comentários.
Seja o primeiro a partilhar uma opinião.