Primeiro Contacto Primeiro teste ao Mitsubishi ASX 2024. Tudo o que precisam saber

Desde 24 690 euros

Primeiro teste ao Mitsubishi ASX 2024. Tudo o que precisam saber

O Mitsubishi ASX 2024 quer impor-se num dos segmentos mais concorridos do mercado. Não será fácil. Mas não lhe faltam argumentos, nem preço.

Mitsubishi ASX

Primeiras impressões

7.5/10

Data de comercialização: Julho 2024

Não tinha como dar errado. O Mitsubishi ASX tem uma das melhores bases do mercado.

Prós

  • Preço;
  • Equipamento;
  • Resposta dos motores;
  • Conforto;

Contras

  • Isolamento em mau piso;
  • Pouca diferenciação estética;

A nova ofensiva da Mitsubishi ao mercado europeu está a fazer-se com força e convicção. A marca japonesa tem planos ambiciosos para os próximo anos e um dos modelos mais aguardados era este: o Mitsubishi ASX 2024.

Trata-se da renovação de um modelo que a Mitsubishi já tinha disponível, mas que agora recebeu novos argumentos. Um modelo que, como sabemos, partilha tudo com um «campeão de vendas» e um dos SUV preferidos dos portugueses: o Renault Captur.

Neste vídeo, apresentamos os pontos fortes e fracos do novo Mitsubishi ASX:

Fazer a diferença nos detalhes

Para conseguir diferenciar-se do modelo anterior e do seu «irmão» Captur, o novo Mitsubishi ASX recebeu algumas modificações estéticas. A mais profunda aconteceu na dianteira, que estreia uma nova grelha Dynamic Shield, típica da identidade da marca.

Esta traduz-se numa grelha dianteira mais larga, integrada com os faróis dianteiros e com efeitos tridimensionais, que procura aumentar a percepção de robustez desta secção.

© Razão Automóvel

De resto, as diferenças fazem-se nos pequenos detalhes como as novas jantes de 18″ ou na designação do modelo na secção traseira. Onde o atualizado Mitsubishi ASX mais mudou foi no interior.

Muitos e bons argumentos

Bem sei que os defensores mais tradicionalistas da marca japonesa não olham com bons olhos para a utilização de componentes da Aliança Renault Nissan Mitsubishi nos modelos da marca.

Mas os resultados dizem o contrário: a Mitsubishi continua a ganhar quota de mercado na Europa. Depois de terem crescido 3,5% em 2023, esperam crescer 25% este ano.

Além disso, entrando no interior do Mitsubishi ASX é difícil tecer comentários negativos. Temos espaço, equipamento, tecnologia e uma ergonomia muito bem pensada. A Renault prestou um excelente serviço à Mitsubishi e a marca japonesa aproveitou da melhor maneira.

Tal como refiro no vídeo, a modularidade do interior é mesmo um dos principais pontos fortes deste modelo.

Tem espaço suficiente para fazer dele o carro principal de muitas famílias. E no que concerne ao sistema de infoentretenimento, acho que as minhas palavras no vídeo em destaque são suficientemente claras: é do melhor que existe neste segmento.

Descubra o seu próximo automóvel:

Comportamento à francesa

O novo Mitsubishi ASX partilha todos os seus componentes com Renault Captur e isso nota-se em estrada. Este modelo japonês acaba por ser mais um discípulo da afamada «escola francesa», onde o conforto é a prioridade n.º 1… e bem.

© Razão Automóvel

Quem compra um modelo desta natureza não espera fazer corridas. Por isso o conforto está em bom plano, deixando para segundo plano o comportamento dinâmico, que posso adjetivar de seguro e previsível, não mais do que isso.

Há no entanto um campo onde a Mitsubishi podia ter feito melhor: no isolamento dos ruídos de rolamento. Em bom piso é bom, mas em mau piso podia ser melhor. Algo que, devo dizer, parece-me mais notório no ASX do que no Captur. Veja o vídeo para entender melhor do que estou a falar.

Preço bem ajustado

Para ir à luta neste segmento não basta ser bom, é preciso ter bom preço. E nesse aspeto o Mitsubishi ASX 2024 está alinhado com a concorrência.

Este modelo já está disponível em Portugal a partir de 24 500 euros — um pouco mais, considerando as despesas administrativas —, na versão equipada com o muito competente motor 1.0 turbo a gasolina de 90 cv.

Por este valor já levam para a vossa garagem um SUV suficientemente bem equipado e com um motor suficientemente agradável para a maioria das deslocações, seja em cidade ou numa viagem mais longa.

© Razão Automóvel

Para quem quer mais potência, está sempre disponível a versão 1.3 turbo que pode ir até aos 160 cv de potência. Mas mais interessante será a versão bi-fuel (gasolina/GPL) que vai chegar no final do ano.

Veredito

Mitsubishi ASX

Primeiras impressões

7.5/10
Face ao modelo que agora cessou funções as diferenças são mínimas, mas fazem a diferença. Temos um dos melhores sistemas de infoentretenimento do mercado e um interior com espaço para a família. Num segmento cheio de alternativas o Mitsubishi ASX é uma boa opção.

Data de comercialização: Julho 2024

Prós

  • Preço;
  • Equipamento;
  • Resposta dos motores;
  • Conforto;

Contras

  • Isolamento em mau piso;
  • Pouca diferenciação estética;