Ensaio Testámos o BMW i3s: agora só em modo elétrico

Desde 45 900 euros

Testámos o BMW i3s: agora só em modo elétrico

O BMW i3 perdeu o extensor de autonomia e recebeu baterias de maior capacidade. Será que a autonomia oferecida é suficiente? Para saber testámos o BMW i3s.

BMW i3s

Depois de cerca de seis anos no mercado, a BMW renovou o i3. Se esteticamente se pode argumentar que detetar as diferenças é quase tão difícil como encontrar o famoso Wally num dos seus livros, o mesmo não se pode dizer em termos técnicos.

É que incentivada pelas vendas reduzidas e pela chegada de uma bateria de maior capacidade (42,2 kWh), a BMW decidiu deixar de oferecer a versão com extensor de autonomia na Europa e passou a oferecer o seu elétrico apenas em versões 100% elétricas, afirmando que a autonomia oferecida pela nova bateria é suficiente para uma utilização normal.

Face a esta afirmação, testámos o BMW i3s — versão mais potente do i3, com 184 cv contra os 170 cv da versão standard —para ver até que ponto a BMW tem razão. Esteticamente, o i3s continua tão intrigante como quando foi lançado, com as formas volumosas e as jantes de grandes dimensões com pneus estreitos a ainda conseguirem fazer virar cabeças.

VÊ TAMBÉM: BMW Série 7 renovado estreia duplo rim… XXL
BMW i3s
Esteticamente pouco mudou no i3 ao longo dos seus já seis anos de comercialização. © Raul Mártires / Razão Automóvel

Por dentro do BMW i3s

O interior do i3s é um bom exemplo de como a BMW é capaz de misturar a sua típica sobriedade e qualidade de construção com algumas ideias inovadoras. Construído com recurso a materiais reciclados, não é por isso que perdemos a qualidade de construção e dos materiais típica da marca. E tudo isto mantendo um ambiente simplista.

BMW i3s
No interior do BMW i3s sobressaem a qualidade de construção, a ergonomia e a simplicidade. © Raul Mártires / Razão Automóvel

Ergonomicamente bem pensado, no interior do BMW i3s é apenas de lamentar a colocação do seletor da transmissão na coluna de direção, o que exige alguma habituação. De resto, o i3s apresenta um sistema de infotainment intuitivo (obrigado, iDrive) e, acima de tudo, completo, oferecendo várias informações acerca do funcionamento do sistema elétrico.

VÊ TAMBÉM: Testámos o Renault Scénic 1.3 tCe: já não é moda, mas ainda tem argumentos?

Quanto ao espaço, nos lugares da frente o BMW i3s não esconde os benefícios de se tratar de um carro elétrico, onde a ausência do túnel de transmissão contribui para uma elevada sensação de espaço. Já na traseira, é de lamentar o difícil acesso, mesmo com as “meias-portas” de trás abertas, e o pouco espaço para as pernas.

Ao volante do BMW i3s

Uma vez sentados aos comandos do BMW i3s uma coisa salta à vista: vamos muito altos. Apesar disso, é fácil encontrar uma posição de condução confortável e a enorme superfície vidrada contribui para uma visibilidade para o exterior assinalável.

VÊ TAMBÉM: Quanto custa o novo BMW Série 3 (G20)?

Tendo em conta que com o surgir iminente de um novo BMW Série 1 de tração dianteira o i3 se vai tornar no último pequeno BMW com tração traseira, a verdade é que o i3s recebeu uma herança pesada. Em autoestrada a palavra de ordem é estabilidade enquanto em cidade o conforto chega a surpreender. Mas como será quando chegam as curvas?

Apesar de se mostrar bem mais interativo que muitos dos elétricos do mercado, o i3s revela as limitações da sua carroçaria alta e o facto de recorrer a pneus estreitos quando exigimos mais dele. Ainda assim, a direção revela-se precisa (se bem que algo pesada, principalmente em cidade) e o comportamento previsível e estável.

VÊ TAMBÉM: A chave para decifrares os códigos dos motores BMW
BMW i3s
A bateria de 42,2 kWh pode ser carregada até 80% em 42 minutos caso se utilize um carregador de 50 kW. Numa tomada doméstica os mesmo 80% demoram três horas numa BMW i Wallbox de 11 kW e 15 horas numa tomada de 2,4 kW. © Raul Mártires / Razão Automóvel

Capaz de uma entrega imediata da potência (como todos os elétricos), o motor elétrico é o ponto mais interessante do i3s. Auxiliado por quatro modos de condução (Sport, Comfort, Eco Pro e Eco Pro+) bem calibrados, este adequa-se às necessidades e ao tipo de condução que queremos praticar, com os 184 cv a serem mais que suficientes.

Para o i3s que ensaiámos, a BMW anuncia uma autonomia entre os 270 km e os 285 km e a verdade é que, se recorrermos aos modos Eco Pro e, acima de tudo Eco Pro+, é possível andar lá perto e até fazer viagens mais longas com o i3s. Já se quisermos “puxar” pelo pequeno BMW, então o modo Sport é o indicado, oferecendo-lhe performances bastante interessantes.

VÊ TAMBÉM: #10yearchallenge. 10 anos, 10 carros, compara as diferenças
BMW i3s
Os pneus estreitos acabam por revelar as suas limitações quando decidimos “puxar” pelo i3s. © Raul Mártires / Razão Automóvel

É o carro certo para mim?

Se estás à procura de um carro elétrico, o BMW i3s tem de ser uma das opções a ter em conta. Apesar de não ter o comportamento dinâmico dos seus “irmãos” de combustão interna, o i3s não é “mal comportado” sendo que uma vez descobertos os seus limites, acabamos até por nos divertir a conduzi-lo, revelando-se bem mais interativo que outras propostas do género.

Assim que te habituas a gerir a carga da bateria e a carregá-la preventivamente, o i3s revela-se capaz de funcionar como o único carro de uma jovem família, sendo apenas de lamentar o difícil acesso aos bancos traseiros, sendo que nem as duas originais portas ajudam muito. A acrescentar a isto o i3s oferece uma elevada qualidade de construção e muita tecnologia.

VÊ TAMBÉM: Audi A6 40 TDI testado. The Lord of the… Autobahn

Depois de termos tido a oportunidade de conduzir o i3s nas mais diversas circunstâncias (desde auto-estrada até cidade passando por estradas nacionais), temos de concordar com a decisão da BMW em abandonar o extensor de autonomia. É que com a autonomia real muito próxima da anunciada, a versão 100% elétrica esta revela-se mais que suficiente para uma utilização normal.

Testámos o BMW i3s: agora só em modo elétrico

BMW i3s

8/10

Bem construído, confortável e com um visual que não só se destaca da gama BMW como do restante parque automóvel, o BMW i3s vem provar que cada vez mais é possível usar um carro elétrico como se usa um carro com motor a combustão.
Se é verdade que a autonomia na casa dos 270 km não impressiona à primeira vista, não é menos verdade que, quando bem gerida, esta é mais que suficiente não só para as voltas diárias como para as escapadelas de fim de semana.
É apenas de lamentar o difícil acesso aos bancos traseiros e o facto de, dinamicamente falando, o i3s estar ainda uns furos abaixo dos "irmãos" que recorrem a motores de combustão interna. Tirando isso, o i3s estabelece-se já como uma alternativa a ter em conta na gama da marca alemã, principalmente para quem tem na cidade o seu "habitat" natural.

Prós

  • Qualidade de construção
  • Facilidade de utilização
  • Visibilidade
  • Estilo

Contras

  • Acesso aos bancos traseiros
  • Direção pesada em cidade
  • Limites dinâmicos (pneus estreitos)

Versão base:€45.900

Classificação Euro NCAP: 4/5

€56.000

Preço unidade ensaiada

  • Posição:Traseira transversal
  • Potência: 184 CV (135 Kw)
  • Binário: 270 Nm

  • Tracção: Traseira
  • Caixa de velocidades:  Uma relação fixa, sem embraiagem

  • Comprimento: 4006 mm
  • Largura: 1791 mm
  • Altura: 1590 mm
  • Distância entre os eixos: 2570 mm
  • Bagageira: 260 l
  • Jantes / Pneus: 175/55 R20 à frente; 195/50 R20 atrás
  • Peso: 1365 kg

  • Média de consumo: 16,2 a 16,5 kWh/100 km
  • Emissões CO2: 0 g/km
  • Velocidade máxima: 160 km/h
  • Aceleração máxima: >6.9s

    Tem:

    • Combinação Tecido Neutronic Cinza Aragaz/Preto
    • Assistente das luzes de máximos
    • Sistema de assistência em trânsito
    • Hotspot WiFi

Cinza Mineral com acabementos em azul BMW i (609,71 euros)
Sistema de acesso Comfort (365,85 euros)
Câmara traseira (365,85 euros)
Vidros com proteção solar (300,81 euros)
Pack fumandores (32,52 euros)
Proteção acústica para peões (89,43 euros)
PDC- Sensores estacionamento dianteiros/traseiros (300,81 euros)
Luzes adaptativas LED (552,85 euros)
Assistente de condução PLUS (845,53 euros)
Sistema de Harman Kardon (682,93 euros)
Informação de trânsito em tempo real (138,21 euros)
Serviços Concierge (211,38 euros)
Conectividade aparelhos móveis, Bluetooth e USB com carregamento wireless (341,46 euros)
Pack Comfort Advanced (inclui volante multifunções, pack de espelhos interior e exterior, suporte de copos, apoio de braços frontal, pack arrumação, sensor de chuva e luz, ar condicionado automático, cruise control com função de travagem )(2487,80 euros)
Sistema de navegação Professional (886,18 euros).

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do BMW X5 M50d?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

BMW X5 M50d. O «monstro» dos quatro turbos
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

BMW X5 M50d. O «monstro» dos quatro turbos