Primeiro Contacto Nestas condições o Toyota GR Yaris é o melhor que podem comprar

Vídeos RA

Nestas condições o Toyota GR Yaris é o melhor que podem comprar

Curvas apertadas e pouco aderência. Nestas condições não há nenhum carro atual capaz de acompanhar o novo Toyota GR Yaris.

Diogo Teixeira com Toyota GR Yaris 2024
© Razão Automóvel

Toyota GR Yaris 2024

Primeiras impressões

O Toyota GR Yaris ensina a conduzir. Até quem acha que já sabe tudo.

Prós

  • Resposta do motor
  • Capacidade de tração
  • Peso do conjunto

Contras

  • Preço
  • Produção limitada
  • Não tem modo drift

O Toyota GR Yaris já era o melhor desportivo compacto do segmento. Oferece tração integral, motor, chassis e suspensões desenvolvidas especificamente com um único propósito: lançar o melhor especial de homologação da década.

A missão foi totalmente cumprida. Além de ser o melhor, por mérito próprio, também há algum demérito da concorrência, que não teve a audácia (ou o orçamento…) para fazer algo tão extremo como a Gazoo Racing.

Dito isto, seria de esperar que a Toyota não se esforçasse mais. Está feito, vamos partir para outra. Mas não… voltou a «meter mãos à obra» e melhorou o GR Yaris. Eu fui até à Finlândia para perceber exatamente aquilo que mudou. Nem tudo foi para melhor:

Dos ralis para a estrada

Não é a primeira vez que a Razão Automóvel testa o Toyota GR Yaris 2024. Já o tínhamos feito em asfalto, no circuito espanhol de Jarama — também há vídeo desse momento.

E este novo encontro serviu para aprofundar aquela que já era a nossa convicção: quanto menor for a aderência e mais encadeadas forem as curvas, melhor é a experiência de condução do GR Yaris. Chega a ser desconcertante a capacidade que este pequeno foguete nipónico tem de ir buscar tração.

Toyota GR Yaris 2024 na neve, frente 3/4,
© Henri Vuorinen / Razão Automóvel As suspensões foram melhoradas nesta versão 2024. Mas há mais novidades das quais falei ao longo do vídeo.

O facto de nascer num departamento que «respira» competição não será alheio a esse facto. Mesmo assim, há coisas que podiam ficar no mundo da competição, nomeadamente a caixa automática. É mais rápida e mais eficiente, mas em condições de utilização real é menos divertida.

Par de Toyota GR Yaris 2024 na neve,
© Henri Vuorinen / Toyota Europe Se estão indecisos, escolham a versão com caixa manual. A versão automática é ótima, mas o primeiro pedal do lado esquerdo eleva a experiência de condução.

E por falar em diversão, há uma coisa que não tem piada nenhuma: as reparações. Foi precisamente a pensar nisso que a Toyota dividiu o parachoques do GR Yaris 2024 em três peças. É um convite a cortar curvas pela berma e a explorar todos os centímetros de asfalto (ou falta dele…) sem peso na consciência.

Além disso, a luz traseira que se encontrava junto ao coletor de escape deixou essa posição porque em condições extremas derretia. É este o nível de compromisso da Gazoo Racing… é mesmo para abusar do Yaris.

Toyota GR Yaris 2024 na neve, traseira
© Henri Vuorinen / Toyota Europe Não é «lenga-lenga» do departamento de marketing. A Toyota andou mesmo a ver quais os componentes que os clientes mais partiam e reforçou-os.

Os braços de suspensão dianteiros também foram reforçados. Falando do motor, os êmbolos também foram reforçados, recebendo uma nova liga metálica para suportarem melhor a pressão do turbo (principalmente quando há mexidas na eletrónica).

É uma máquina nova?

Não. É uma máquina melhorada. A suspensão foi revista para responder melhor nas solicitações mais severas, mas em tudo o resto é o «bom e velho conhecido» Toyota GR Yaris. E isso é excelente. Não fosse esta obsessão japonesa pela perfeição e por mim o GR Yaris já estava quase perfeito.

Toyota GR Yaris 2024  interior
© Henri Vuorinen / Toyota Europe Aquilo que precisava mesmo de uma atualização era o interior. Foi mudado nesta versão para melhorar a visibilidade.

Além disso, o sistema de tração também foi revisto na forma como distribui o binário pelos dois eixos — expliquei tudo no vídeo em destaque. No caso do diferencial dianteiro, as engrenagens também foram reforçadas para não partir. Mesmo que a Gazoo Racing afirme que para partir é preciso muito empenho.

De que tipo de empenho é que estamos a falar? Pegar num carro de série, colocar-lhe uma roll bar e ir disputar um campeonato nacional ou regional de ralis. Foi isso que muitos proprietários do GR Yaris fizeram, mesmo sabendo o que estava em causa.

O que está em causa?

Esta conversa é velha mas um dia será mesmo verdade. É possível que este seja mesmo o último especial de homologação que o mundo verá nascer sem qualquer tipo de eletrificação. Isso significa uma coisa: será um modelo muito apetecível como futuro clássico. Já o é antes de o ser.

Olhem para os valores do GR Yaris no mercado de usados só para se assustarem — vejam aqui se conseguem encontrar algum. E tal como já acontecia antes desta versão 2024, o mais provável é que produção esgote em pouco tempo (se ainda não esgotou…) fazendo com que o valor destes modelos não tenham grandes oscilações.

Portanto, o que está em causa é um futuro clássico que felizmente muitos não têm medo de usar: seja em estradas de montanha ou em troços de ralis. Uma coisa é certa: quanto menor for a aderência, mais divertido é o GR Yaris 2024 de conduzir.

Só é pena continuar tão sério e focado na performance «pura e dura», um modo drift ficava-lhe mesmo bem…

Descubra o seu próximo automóvel:

Quanto custa?

O Toyota GR Yaris já está disponível para reserva e não está nada barato. Os preços começam nos 59 823 euros para a versão com caixa manual, com a versão de caixa automática a arrancar nos 66 823 euros.