Primeiro Contacto Conduzimos o novo Toyota Prius. Gastou menos que um carro elétrico

Desde 41 990 euros

Conduzimos o novo Toyota Prius. Gastou menos que um carro elétrico

Finalmente testámos o novo Toyota Prius 2023. É a quinta geração de um dos híbridos mais vendidos no mundo. A história vai continuar?

Toyota Prius

Primeiras impressões

8/10

Data de comercialização: Junho 2023

Deixou de ser feio mas continua a ser eficiente. O novo Prius é uma agradável surpresa em vários aspetos.

Prós

  • Consumos e eficiência;
  • Conforto a bordo;
  • Design;
  • Resposta dos motores;
  • Facilidade de utilização.

Contras

  • Escolha de alguns materiais;
  • Capacidade da bagageira;
  • Altura do tejadilho nos lugares traseiros.

A Toyota escolheu a cidade de Hamburgo, no norte da Alemanha, para a apresentação internacional dinâmica do novo Toyota Prius. Uma localização que como vão perceber no vídeo, não foi a melhor escolha.

Agora na sua quinta geração, e numa altura em que celebra 25 anos de existência, o Toyota Prius decidiu abandonar as versões somente híbridas na Europa e passou a híbrido plug-in.

Com esta mudança, passa diretamente a ser o Prius mais potente de sempre. Mas há mais motivos de interesse:

Quem feio ama… vocês sabem o resto

A imagem exterior nunca foi um dos trunfos do Toyota Prius — aliás, sempre foi um dos seus pontos mais criticados.

Felizmente, nesta 5ª geração as opiniões são mais consensuais. O Prius está agora mais curto, mais baixo e mais largo do que o seu antecessor.

Além das proporções, as linhas também são mais harmoniosas. O tejadilho baixo, o capô longo e bastante descendente, as rodas mais próximas da extremidade da carroçaria e as linhas muito vincadas ajudam a justificar esta nova estética, que quebra por completo com o passado.

Diz o povo que “quem feio ama, bonito lhe parece”. E foi assim que nos últimos 25 anos mais de cinco milhões de consumidores olharam para o Prius, com «amor». Agora já podem olhar de outra maneira…

Interior melhorado

No interior do novo Toyota Prius a surpresa não é tão grande. O design é consensual, a montagem é boa e os materiais também acompanham esta sensação. Dito de outra forma: é um Toyota.

Além disso, o interior também é prático. Temos um ecrã de 12,3″ com Apple CarPlay e Android Auto sem fios, ligação à internet e atualizações remotas. Felizmente, apesar das boas dimensões do ecrã, a marca japonesa decidiu manter os comando físicos das climatização. A nossa equipa aplaude de pé esta decisão.

Depois, atrás do volante, temos um ecrã de 7″ polegadas que concentra as informações mais importantes durante a condução. Simples e prático.

Toyota Prius
© Toyota Além da iluminação e da resolução, o ecrã central destaca-se por permitir integração com smartphone através do Andoid Auto e do Apple CarPlay

E o espaço?

Para verem o espaço que o novo Prius oferece, o melhor é verem o vídeo em destaque neste artigo, onde o Guilherme Costa não só fala do tamanho da bagageira como se senta nos bancos traseiros.

No que diz respeito à capacidade de bagageira, como poderão ver no vídeo, não há boas notícias.

Toyota Prius Híbrido Plug-In
© Toyota A bagageira do Prius oferece pouco mais de 280 litros de capacidade.

Porém, importa dizer que no que diz respeito ao lugar dos passageiros há boas notícias apesar dos perfil mais desportivo da carroçaria.

Adultos que meçam até 1,80 metros de altura têm espaço mais que suficiente ao nível da cabeça e sobretudo ao nível dos pés, ainda que a entrada/saída dos bancos posteriores obrigue a algum cuidado, devido à linhas mais desportiva do tejadilho.

Na Europa só plug-in

Esta é, muito provavelmente, a maior novidade da quinta geração do Prius. É que na Europa este modelo vai deixar de ser um híbrido convencional e passar a vender-se apenas como um híbrido plug-in.

A fornecer potência às rodas dianteiras encontramos agora um motor a gasolina com 2,0 l de capacidade e 111 kW (148 cv) associado a um novo conjunto elétrico com 120 kW (163 cv).

Prius phev
© Toyota Com uma potência máxima combinada de 223 cv, este passa a ser o Prius mais potente de sempre

O resultado final são 164 kW (223 cv) de potência máxima combinada. Um valor que faz deste Toyota Prius o mais potente de sempre e que lhe permite acelerar até aos 100 km/h em 6,7s.

Mas além do aumento de potência, o destaque vai para o facto da Toyota anunciar uma eficiência superior: graças a uma bateria de 13,6 kWh de capacidade o Prius reclama até 72 quilómetros de autonomia 100% elétrica com jantes de 19” e até 86 quilómetros com jantes de 17”.

LEIAM TAMBÉM: Estes modelos da Lexus e da Toyota não têm porta-luvas. Saiba porquê

E no chamado «mundo real», quantos quilómetros é que o novo Toyota Prius consegue fazer com recurso apenas à energia elétrica? O Guilherme Costa conduziu-o pelas ruas de Hamburgo, na Alemanha, e ficou com uma ideia clara de quantos quilómetros é possível fazer em modo 100% elétrico com este híbrido plug-in:

Com este novo Prius conseguimos alcançar consumos mais baixos do que no Toyota bZ4X ou num elétrico de tamanho equivalente. Algo que só foi possível graças a um fator muito importante: o peso. Além disso, a cidade de Hamburgo é plana.

Infelizmente, não conseguimos testar o novo Toyota Prius do ponto de vista dinâmico. O local escolhido para a apresentação foi péssimo neste aspeto: muita condução urbana e a baixa velocidade.

Houve tempo para viajar até ao passado…

Além de conduzir o novo Prius, tivemos ainda oportunidade de o colocar «frente a frente» com a primeira geração do modelo, apresentada em 1997.

Um modelo pouco apelativo do ponto de vista estético mas que tecnicamente é um marco na história da indústria automóvel.

Fizemos cerca de 20 quilómetros ao volante deste «youngtimer» e conseguimos facilmente perceber porque é que este conceito conseguiu vencer os preconceitos. Simples de usar, fácil de manter e barato de conduzir.

Quanto custa?

O novo Toyota Prius já está disponível no mercado português e tem preços a começar nos 41 990 euros. A gama deste novo modelo híbrido plug-in da Toyota está dividida em três versões distintas: Exclusive, Luxury e Premium.

Prius Exclusive — desde 41 990 euros
Prius Luxury — desde 44 190 euros
Prius Premium — dese 49 690 euros

A versão que testámos era precisamente a mais cara, a Prius Premium. Vale a pena? Talvez. Se estiverem disponibilidade para tal, entre outros equipamentos, esta é a única versão que oferece um tejadilho fotovoltaico que permite ganhar diariamente até 8 km de autonomia.

Veredito

Toyota Prius

Primeiras impressões

8/10
O novo Toyota Prius 2023 tem tudo para continuar o sucesso das anteriores gerações e adiciona mais alguns argumentos, nomeadamente estéticos. É um verdadeiro exemplo de eficiência energética e facilidade de utilização.

Data de comercialização: Junho 2023

Prós

  • Consumos e eficiência;
  • Conforto a bordo;
  • Design;
  • Resposta dos motores;
  • Facilidade de utilização.

Contras

  • Escolha de alguns materiais;
  • Capacidade da bagageira;
  • Altura do tejadilho nos lugares traseiros.