Será digno do nome? Tem sido a pergunta mais badalada desde que soubemos que um novo Toyota Supra, o GR Supra A90, vinha a caminho, tendo como parceira de desenvolvimento a BMW.
Altura de tirar a prova dos nove. Reunimos a lenda, o Supra A80, com o novo GR Supra A90 — uma oportunidade única de ver as duas gerações, ambas com matrícula portuguesa, lado a lado, para responder à pergunta inicial.
Neste vídeo, o Diogo e o Guilherme levam-nos a descobrir primeiro o que está por trás da lenda do Toyota Supra A80 . Um pequeno salto até à década de 90, década que nos deixou alguns dos maiores tesouros em forma automóvel vindos do Japão. Repare-se na lista de contemporâneos do Supra A80: Honda NSX, Mitsubishi 3000 GTO, Mazda RX-7, Nissan Skyline GT-R e 300ZX. Uma geração de ouro.
VÊ TAMBÉM: Sem BMW existia um novo Supra? A resposta da Toyota em vídeoO Supra, mesmo assim, destacar-se-ia, nem que fosse apenas pela sua exuberância estilística — já viram aquela asa traseira, uma das suas imagens de marca? Contrariamente ao que o seu estilo deixava adivinhar, o Toyota Supra A80 e a sua carroçaria coupé 2+2 era, na sua essência, um GT, mais que um desportivo puro e duro.
Algo que podemos comprovar pelo Guilherme e pelo Diogo enquanto conduzem o A80. Ricamente equipado para a época — ar condicionado automático, cruise control, ABS, controlo de tração, etc. —, revela-se confortável, ideal para longas tiradas a velocidades elevadas.
As fundações são, no entanto, sólidas e muito bem nascidas — “o chassis não parece ter 30 anos”, como o Guilherme refere. A suspensão, de duplos triângulos sobrepostos (double wishbone), tanto à frente e atrás, são um dos ingredientes para a condução fluída que o Toyota Supra permite.
De onde surge o epíteto de lenda, então? Não tanto do que o Supra era, mas sim do potencial do que poderia ser, algo imensamente explorado por toda uma comunidade de entusiastas e preparadores — o que leva a que o “nosso” Supra A80 testado seja um unicórnio, pois está praticamente todo original…
O grande culpado por este potencial latente esconde-se por trás da aparentemente aleatória denominação 2JZ-GTE. Trata-se do bloco de seis cilindros em linha que podemos encontrar por baixo do capot do Supra, capaz de debitar 330 cv (especificação europeia). Mas não era tanto a potência que debitava que o tornaram mítico, mas sim a potência que era possível retirar deste — 400, 500, 700 cv e mais? Uma “brincadeira de crianças” — claro que não é assim tão fácil, obviamente, mas o bloco aguentou isso e mais…
O Toyota Supra A80 tinha assim os ingredientes certos para criar uma ligação mais intima com os seus seguidores — deixava de ser apenas mais um carro, mas o meu e único Supra, diferente de todos os outros. Assim nasce a lenda… Algo explorado na tela de cinema pelo primeiro filme da saga Velocidade Furiosa “The Fast and the Furious”, que elevaria a fama do Supra aos píncaros que hoje conhecemos.
Um legado cujo sucessor teria de estar à altura… Será que conseguiu? Acompanha o Diogo e o Guilherme na descoberta do Supra A80 e em como o GR Supra A90 se compara. Um vídeo que não vais querer perder.
Sabe esta resposta?
Qual o modelo com que o novo Supra partilha base e mecânica?
Oops, não acertou!
Pode encontrar a resposta aqui:
O duelo mais esperado? Toyota GR Supra vs BMW Z4 M40iParabéns, acertou!
Vai para a próxima perguntaou lê o artigo sobre este tema:
O duelo mais esperado? Toyota GR Supra vs BMW Z4 M40i
1 comentário
Supra A80 vs Supra A90, em vídeo. O novo está à altura da LENDA?
Toyota Supra A80 e Toyota GR Supra A90. Os dois, em vídeo, no confronto de gerações mais esperado dos últimos tempos. O novo faz jus à lenda?
Consulte, antes de comentar, a informação legal e os nossos termos e condições aqui
Este artigo ainda não tem comentários.
Seja o primeiro a partilhar uma opinião.