Vídeo Encontrámos o Renault Clio de um Campeão do Mundo de Ralis

Vídeos RA

Encontrámos o Renault Clio de um Campeão do Mundo de Ralis

O piloto Armindo Araújo achava que vinha à Razão Automóvel para participar num podcast. Mas nós tínhamos outra surpresa preparada…

Renault Clio Armindo Araujo
© Razão Automóvel

Falar de ralis em Portugal é falar de Armindo Araújo. O piloto natural de Santo Tirso já ganhou praticamente tudo o que havia para ganhar e soma um palmarés que lhe permite estar entre os melhores portugueses de sempre na categoria.

Já são 25 anos de carreira e mais de 22 títulos, entre os quais, duas vezes campeão mundial de ralis de produção (PWRC) e oito vezes campeão nacional de ralis.

Antes do arranque para mais uma temporada, quisemos surpreender o piloto nortenho e recuperar o automóvel que o viu nascer para os ralis: Armindo Araújo achava que vinha aos estúdios da Razão Automóvel para um podcast, mas nós tínhamos outras ideias. Veja o vídeo:

O Clio 16V onde tudo começou

O plano era simples (mas genial!): escondemos o Renault Clio 16V com que Armindo Araújo se estreou nos ralis em 2000 e preparámos o terreno para a grande revelação. E o mais curioso é que até há pouco tempo nem nós sabíamos que este Clio fazia parte da história deste campeão. A vida tem destas coincidências.

Armindo Araújo Renault Clio 16V_Montelongo_2000
© Armindo Araújo

Enquanto Armindo se acomodava no nosso estúdio e ia explicando ao Diogo Teixeira como a sua carreira no desporto motorizado começou e, acima de tudo, como passou das motos para os automóveis, o seu primeiro carro de competição, o Clio 16V, acabou por vir à conversa: foi nessa altura que o Diogo interrompeu o podcast e disse: “Temos uma surpresa para ti…”.

Longe de adivinhar ao que vinha, o bicampeão do mundo de PWRC não conseguiu esconder a surpresa quando percebeu o que estava a acontecer: estava ali, bem à sua frente, o carro com que em abril de 2000, no Rali Montelongo/Cidade de Fafe, começou a sua carreira nos ralis.

E a estreia ia sendo perfeita: Armindo Araújo terminou a prova em segundo lugar na categoria Promoção, a apenas 6,9s do vencedor. A partir dali, a paixão pelos ralis ganhou uma nova dimensão e o resto, como tantas vezes se diz, é história.

Do Saxo S1600 ao WRC

Dois anos depois, já corria com um Saxo S1600 na equipa oficial do importador nacional da Citroën e em 2007 chegava pela primeira vez ao título do PWRC, 14 anos depois de outro português, Rui Madeira, ter alcançado esse feito.

O piloto de Santo Tirso apostou na renovação do título no ano seguinte, objetivo que acabou por cumprir, antes de dar o próximo passo na sua carreira, o WRC.

Com a ajuda dos seus patrocinadores, nomeadamente a Galp, que o acompanha desde sempre, Araújo reuniu os apoios necessários para enfrentar a temporada de 2011 com um MINI Countryman WRC de uma equipa semi-oficial, a Motorsport Itália.

Após oito provas disputadas nesse ano, foi convidado para em 2012 passar a ser piloto oficial da MINI no WRC, tornando-se assim no primeiro piloto a disputar uma temporada completa ao volante de um WRC.

Planos para o futuro

Nos últimos anos, Araújo tem disputado em simultâneo o Campeonato de Portugal de Ralis e o de Todo o Terreno, sendo que em 2023 conquistou mesmo o primeiro título pessoal no TT: sagrou-se campeão nacional da Categoria T3.

Sobre o futuro, o piloto não desvendou tudo o que está a preparar, mas nesta passagem pela Razão Automóvel sublinhou a vontade que tem em participar no Rali Dakar, ainda que não seja algo que esteja, para já, assinalado no seu calendário.

Renault Clio 16V Armindo Araujo
© Razão Automóvel

Por enquanto, os planos passam pela temporada de 2025 no Campeonato de Portugal de Ralis, ao volante do Skoda Fabia RS Rally2 da Team Armindo Araújo Racing Factory. E, quem sabe, por um regresso às estradas no Renault Clio 16V!

Um empurrão extra da Galp

Depois deste momento mais pessoal, que contou inclusive com o primeiro carpool da Razão Automóvel, ainda houve tempo para falar de outro «extra» que pode dar mais fôlego ao seu carro: o novo Galp Evologic Extra.

Com uma fórmula melhorada para 2025, garante até mais 65 km por depósito, maior eficiência da combustão e proteção do motor. Seja para o seu carro do dia a dia ou, quem sabe, para um Clio 16V aposentado das competições: