Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio 100.º Anniversario
Primeiras impressões
Data de comercialização: Agosto 2023
Nem os mais recentes rivais alemães destronam o Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio.
Prós
- Motor
- Chassis
- Comportamento
- Feeling de condução
Contras
- Infoentretenimento
- Alguns detalhes do interior
- Ausência de versão carrinha
Se está a ler este artigo, muito provavelmente, está à procura de uma berlina desportiva. Ou por outras palavras, de um modelo que seja utilizável no quotidiano e excitante de conduzir quando os astros se alinham — um alinhamento cada vez mais caro e mais raro de acontecer.
Se assim for, o Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio 2023 é um dos modelos a considerar. Não é perfeito. Mas cumpre na perfeição aquela que é a sua principal tarefa: fazer feliz quem se senta atrás do volante.
Neste vídeo, testámos o Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio na versão “100.º Anniversario”. Uma edição evocativa de toda a história do «trevo de quatro folhas» da marca italiana.
Nem tudo é perfeito
Tal como escrevi acima, o Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio não é perfeito. No interior encontramos soluções que face aos seus concorrentes diretos estão algo datadas. Falo, por exemplo, do sistema de infoentretenimento.
Apesar de nesta versão “Giulia 2023” o infoentretenimento ter sido atualizado, ainda não pode nada contra aqueles que encontramos no BMW Série 3, Audi A4 ou Mercedes-Benz Classe C. Limita-se a oferecer o básico, como por exemplo, Apple CarPlay e Android Auto sem fios.
Só não é mais grave porque nesta versão esses detalhes não são tão importantes. Estamos mais preocupados com a posição de condução e com o tato de todos os comandos. E aí sim, este Giulia é soberbo.
O melhor do segmento
Quando ligamos o motor e avançamos, sentimos que estamos na presença de algo verdadeiramente especial. O motor é de origem Ferrari e o chassis percebe-se que foi desenvolvido sob a égide de um símbolo com 100 anos de história: o Quadrifoglio.
Se estão à procura da «derradeira» berlina desportiva, esta deve ser a vossa escolha. Vão abdicar da tecnologia dos modelos alemães no interior — e até de algum rigor adicional nos materiais —, mas vai valer a pena.
A marca italiana melhorou o que já era muito bom. Com os ensinamentos do Giulia GTA refez a receita do Giulia Quadrifoglio.
Temos agora um novo diferencial mecânico no eixo traseiro, nova calibração de suspensões e mais 10 cv de potência.
Descubra o seu próximo automóvel:
O Giulia Quadrifoglio não é barato
Neste segmento nada é barato. Mas dito isto, o valor pedido pelo Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio 2023 acaba por ser justo.
O Giulia Quadrifoglio 2023 custa 118 676 euros em Portugal e cumpre tudo aquilo que promete. Bem conduzido, vai atrás de muitos supercarros.
Com a diferença que nenhum supercarro faz aquilo que esta berlina é capaz. Nomeadamente transportar uma família ou fazer uma viagem com tanto conforto.
A não perder Toda a verdade. Ao volante da BMW M3 Touring 2023Veredito
Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio 100.º Anniversario
Primeiras impressões
Data de comercialização: Agosto 2023
Prós
- Motor
- Chassis
- Comportamento
- Feeling de condução
Contras
- Infoentretenimento
- Alguns detalhes do interior
- Ausência de versão carrinha
Sabe esta resposta?
O símbolo Quadrifoglio apareceu pela primeira em que prova?
Oops, não acertou!
Pode encontrar a resposta aqui:
Quadrifoglio. Como é que se tornou no símbolo dos Alfa Romeo mais desportivos?Parabéns, acertou!
Vai para a próxima perguntaou lê o artigo sobre este tema:
Quadrifoglio. Como é que se tornou no símbolo dos Alfa Romeo mais desportivos?
Sem comentários
Esqueçam os alemães. Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio 2023 está ainda melhor
O Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio é uma lição para o BMW M3 e Mercedes-AMG C 63. Uma lição com sotaque italiano e extremo bom gosto.
Consulte, antes de comentar, a informação legal e os nossos termos e condições aqui
Este artigo ainda não tem comentários.
Seja o primeiro a partilhar uma opinião.