Primeiro Contacto Surpresa. Lamborghini Huracán Sterrato é melhor na terra do que no asfalto

Produção esgotada

Surpresa. Lamborghini Huracán Sterrato é melhor na terra do que no asfalto

As marcas de superdesportivos perderam a vergonha e arriscaram sair da estrada. O Lamborghini Huracán Sterrato choca tanto como apaixona.

Lamborghini Huracán Sterrato

Primeiras impressões

9/10

Data de comercialização: Março 2023

O Huracán Sterrato é o Lamborghini mais divertido de conduzir de sempre

Prós

  • Comportamento hiper divertido
  • Exclusividade (1499 unidades)
  • Conforto de rolamento

Contras

  • Incapaz de ser discreto
  • Preço elevado
  • Produção já esgotada

Sempre que a Lamborghini lança uma nova versão de um modelo existente, já sabemos que vai haver mais potência, mais performance e um comportamento apurado.

Mas, neste caso, há uma exceção: 260 km/h num Lamborghini? Há seis décadas um 400 GT quase conseguia andar mais depressa.

Sterrato em terra visto de cima
© Lamborghini

A diferença é que, no Huracán Sterrato, a velocidade de ponta está longe de ser um objetivo. Em vez disso, a altura em solo subiu quatro centímetros e foi incluído um kit de carroçaria preparado para excursões fora de estrada.

Com isso, este Huracán continua a ser um desportivo de eleição. No entanto, isso só se sente quando o asfalto acaba.

A partir desse momento, são as «atravessadelas selvagens» sobre gravilha ou terra que irão provocar um vício terrível de curar. E a verdade é que, mesmo sendo o Lamborghini mais «lento» dos últimos anos, o Sterrato conquista o título do mais divertido de conduzir — desde sempre…

Drama que nunca mais acaba

O «drama» começa logo no exterior, através dos faróis suplementares de formato hexagonal na frente. Além disso, há proteções plásticas aparafusadas à carroçaria, como em alguns «jipes», uma placa de alumínio na parte inferior da secção dianteira, soleiras das portas reforçadas e um difusor traseiro menos exposto do que nos restantes Huracán.

Acima do tejadilho, está um «periscópio» com ares de respirador, assegurando a entrada de ar limpo para o V10 naturalmente aspirado e não o mais empoeirado, junto ao chão.

São pouco mais de 4,5 m de comprimento num Huracán que prefere fugir das estradas pavimentadas, onde não é tão dotado quanto outros touros enraivecidos. Apesar de o V10 de 5,2 l contar com uns impressionantes 610 cv de potência e um mais moderado binário de 560 Nm.

Uma combinação que é mais adequada para estradas de terra percorridas na 2.ª ou 3.ª relação da caixa automática de dupla embraiagem e sete velocidades.

No caso do Sterrato, talvez o V10 nem se importe de ceder um pouco do protagonismo e de permitir que os olhares descubram os 16 cm de altura ao solo, uma medida semelhante à de um… Renault Captur.

Menos evidente é a maior largura das vias, com os «eixos» esticados em três centímetros à frente e 3,4 cm atrás.

Outras alterações relevantes são a regulação específica para os amortecedores eletrónicos, as molas mais suaves e a afinação específica do LIVD (Lamborghini Integrated Vehicle Dynamics, ou algo como sistema de controlo dinâmico integrado).

O sistema de tração integral Haldex e o diferencial traseiro autoblocante são os mesmos dos restantes Huracán, sempre com o foco no eixo traseiro.

Em ambiente «rally»

No interior, o ecrã central inclinado e a instrumentação digital já são conhecidos. Sendo que o seu visual vai variando em função do modo de condução selecionado: “Strada”, “Sport” ou “Rally”. Este último, substitui o “Corsa” dos restantes Huracán.

Em ambos, há informações e gráficos específicos para as aptidões diferenciadas do Sterrato: inclinação do veículo, ângulo de viragem das rodas, coordenadas, bússola, etc.

Com tanta agitação previsível em muitas das viagens será necessário ter cuidado com a arrumação de pequenos objetos, até porque as opções são limitadas.

A mala, dianteira, tem apenas 100 litros, as bolsas nas portas são pequenas e talvez o porta-luvas possa ser a única solução no caso de objetos mesmo pequenos. Talvez a utilização de várias peças da Audi (como a chave de ignição e alguns botões, por exemplo) fosse escusada, dada a exclusividade deste Huracán Sterrato.

Em contrapartida, o contorno dos assentos desportivos forrados em Alcantara de cor “Verde Sterrato”, oferecem um bom apoio aos dois ocupantes possíveis.

No entanto, não se percebe a presença de um espelho retrovisor interior. Não só a secção traseira do habitáculo está tapada pela rollcage em titânio, como o rasto de poeira bloqueia seja o que for.

Cenário «Mad Max»

A Lamborghini preparou uma espécie de superespecial de 3,7 km no Chuckwalla Valley Raceway, na Califórnia. Metade em piso de terra e metade em asfalto, para demonstrar os trunfos do seu Huracán «Mad Max».

Na zona de asfalto percebe-se que o Sterrato é um forte candidato ao título de “desportivo mais confortável do mundo”, graças ao tal acrescento de altura dos amortecedores, das molas de firmeza mais suave e de barras estabilizadoras a condizer.

Na velocidade máxima, a diferença para os outros Huracán é significativa — 260 km/h face aos 326 km/h do EVO —, uma vez que os Bridgestone Dueler mistos não podem superar os 270 km/h.

Nas acelerações a situação é diferente. O Huracán Sterrato acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,4s, apenas uma décima a mais do que o EVO. E iguala à décima o tempo que o Porsche 911 Dakar, o seu principal rival.

Já nas zonas de terra, o Sterrato está em casa. Com o modo “Rally” selecionado, a tração permanente às quatro rodas dá primazia ao envio de binário para as rodas traseiras e deixa o controlo de estabilidade mais libertino.

O resultado é a passagem nas zonas de lama e gravilha a andar mais tempo de lado do que em frente. A repartição de peso de 43% à frente e 57% atrás também ajuda.

Quando se tranca mais a direção numa curva em gancho, por exemplo, o Sterrato trava a roda interior traseira e junta-nos ao apex (com a colaboração do diferencial autoblocante eletrónico traseiro).

Tudo isto enquanto o «jogo» intenso de acelerador e volante vai soltando ou prendendo a dianteira ou a traseira, tal como desejado pelo (atarefado, mas muito divertido) condutor.

Descubra o seu próximo automóvel:

Produção esgotada

Algum multimilionário com excesso de liquidez acumulada (neste caso, mais de 315 000 euros na Alemanha) pode desde já resistir à tentação de encomendar um Huracán Sterrato. Isto porque todas as 1499 unidades que vão ser produzidas já têm um destinatário definido.

Sterrato chapa de 1 de 1499
© Lamborghini

Além desse importante «detalhe», o mais provável é que quando estes se fartarem desde seu novo «brinquedo» nas suas garagens (ou precisem de espaço para outro), a cotação do Sterrato também já seja bem mais elevada do que quando saiu da linha de montagem.

Veredito

Lamborghini Huracán Sterrato

Primeiras impressões

9/10
Quando o asfalto acaba, a diversão começa e rapidamente se torna evidente que o Sterrato não existe apenas para o “show-off”. Este Huracán mais «louco» é capaz de proezas que nunca ninguém pensou serem possíveis ao volante de um Lamborghini, sendo que isso não o impede de fazer boa figura nos pisos mais regulares que conhecemos por “estrada”. Rapidez, agilidade e drama, todos em níveis exponencialmente elevados.

Data de comercialização: Março 2023

Prós

  • Comportamento hiper divertido
  • Exclusividade (1499 unidades)
  • Conforto de rolamento

Contras

  • Incapaz de ser discreto
  • Preço elevado
  • Produção já esgotada

Especificações Técnicas

Lamborghini Huracán Sterrato
Motor
PosiçãoCentral Traseira Longitudinal
Arquitetura10 cilindros em V
Capacidade5204 cm3
Distribuição4 válv. por cilindro (40 válv.)
AlimentaçãoInj. mista (direta e indireta)
Potência610 cv às 8000 rpm
Binário560 Nm às 6500 rpm
Transmissão
TraçãoIntegral (Haldex)
Caixa de velocidadesAutomática (dupla embraiagem) de 7 vel.
Chassis
SuspensãoFR: Independente de duplos triângulos sobrepostos; TR: Independente de duplos triângulos sobrepostos
TravõesFR: Discos ventilados carbo-cerâmicos; TR: Discos Ventilados carbo-cerâmicos;
Direção/Diâmetro de viragemAssistência elétrica/11,5 m
Dimensões e Capacidades
Comp. x Larg. x Alt.4525 mm x 1956 mm x 1248 mm
Distância entre eixos2629 mm
Capacidade da caixa de carga100 l (frente)
Capacidade do depósito80 l
RodasFR: 235/40 R19; TR: 285/40 R19
Peso1470 kg (seco)
Repartição do PesoFR/TR: 43%/57%
Prestações e consumos
Relação peso/potência2,41 kg/cv
Velocidade máxima260 km/h
0-100 km/h3,4s
0-200 km/h9,8s
Travagem 100 km/h-039 m
Consumo combinado14,9 l/100 km
Emissões CO2337 g/km

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro automóvel produzido pela Lamborghini?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ferruccio vs Enzo: as origens da Lamborghini
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ferruccio vs Enzo: as origens da Lamborghini