Primeiro Contacto Conduzi o Mercedes-AMG CLE 53 e por momentos esqueci o motor V8

Já disponível

Conduzi o Mercedes-AMG CLE 53 e por momentos esqueci o motor V8

Querem um coupé desportivo sem entrar em exageros? O Mercedes-AMG CLE 53 aceita esse desafio e já está disponível em Portugal.

Mercedes-AMG CLE 53 4Matic+

Primeiras impressões

8/10

Data de comercialização: Abril 2024

Guardem as armas porque este motor de seis cilindros do Mercedes-AMG CLE 53 é digno da sigla AMG.

Prós

  • Disponibilidade do motor
  • Comportamento dinâmico
  • Imagem

Contras

  • Acessibilidade devido aos bancos
  • Botões excessivos no volante

Imaginem um modelo executivo cruzado com um desportivo. Este podia ser o cartão de visita do Mercedes-AMG CLE 53 4Matic+. Um modelo que eu tive oportunidade de conduzir durante dois dias pelas magníficas estradas da ilha Espanhola de Tenerife.

Depois de uns primeiros quilómetros ao volante do mais relaxado CLE 200 Cabrio, conduzi a versão mais «espigada» e conto-vos tudo neste vídeo:

Corpo bem agarrado

Seja qual for a versão do Mercedes-Benz CLE que escolherem, vão ter sempre um ambiente bastante desportivo.

Naturalmente, nesta primeira versão AMG do CLE o ambiente ainda é mais. Temos um volante com os botões exclusivos AMG — que permitem aceder aos múltiplos modos de condução e outras configurações dinâmicas —, uns ótimos bancos que nos abraçam em qualquer curva e vários detalhes alusivos à marca de Affalterbach.

Mercedes-AMG CLE 53 ao volante
© Mercedes-Benz Excelente apresentação, bons materiais e muitos detalhes. O CLE 53 faz valer todos os cêntimos que custa.

Pois bem, a única crítica é mesmo essa: os bancos dianteiros abraçam-nos com demasiada vontade. Tanta vontade que complica-nos a entrada e a saída do habitáculo. Mas depois de estarmos sentados, o conforto oferecido é mais do que suficiente.

Descubra o seu automóvel:

Motor para dar e vender

AMG e V8 estarão para sempre associados — apesar dos mais recentes desvios para os quatro cilindros —, mas sendo este CLE um 53 e não um 63, significa que no lugar de um oito cilindros em “V” temos um seis cilindros em linha, com 3,0 l de capacidade e turbocompressor.

O motor a combustão é ainda auxiliado por uma pequena máquina elétrica (22 cv e 205 Nm) que faz parte do sistema mild-hybrid de 48 V, e que assiste nas acelerações e recuperações mais vigorosas.

Não que o seis cilindros precise muito do impulso extra. Os 449 cv e 600 Nm já são capazes de lançar o CLE 53 até aos 100 km/h em poucos mais de quatro segundos — 4,2s para ser exato —, e atinge os 250 km/h que podem subir até aos 270 km/h se optarmos pelo pacote AMG Driver’s (2350 euros).

Mercedes-AMG CLE 53 motor
© Mercedes-Benz Não é um AMG V8, mas o seis cilindros também impressiona.

Não sentimos que temos falta de motor, mas sentimos falta da melodia do V8. Não há nada que consiga substituir isso.

Mais acutilante

Felizmente o motor é acompanhado por um chassis à altura. As primeiras sensações de condução do Mercedes-AMG CLE 53 acabaram por ser bastante animadas.

No vídeo pode encontrar uma descrição mais detalhada sobre as aptidões dinâmicas deste coupé, mas as palavras de ordem são firmeza e acutilância. Relembro que saltei do CLE Cabrio para este CLE 53 Coupé e, como expectável, as diferenças ao volante são expressivas.

O amortecimento é sempre mais firme — mesmo no modo Comfort —, e as reações são mais imediatas e acutilantes. Para isso contribui e muito o eixo traseiro direcional. Este dá uma agilidade ao CLE 53 que faz com que parece mais compacto e leve do que realmente é — sempre são 2000 kg de carro.

Sim, eu sei que não é um 63 com motor V8, mas o 53 tem condimentos suficientes para o apelidarmos de desportivo.

Mercedes-AMG CLE 53 AMG frente
© Razão Automóvel Tenerife foi o palco escolhido pela AMG para este primeiro contacto. Fica prometido teste mais prolongado em solo nacional.

Quanto custa?

O novo Mercedes-AMG CLE 53 já se encontra disponível para encomenda em Portugal, com preços a começar nos 116 050 euros. Isto antes de adicionarmos qualquer um dos inúmeros opcionais, que facilmente insuflam o preço em milhares, senão dezenas de milhares de euros.

Para os que procuram emoções mais fortes, terão de aguardar pelo CLE 63. E a boa notícia é que, ao contrário dos mais recentes C 63 e GLC 63, vai «esquecer» a motorização híbrida com o quatro cilindros, e trazer o mais desejado V8. Mesmo que isso signifique menos potência. Todos os detalhes no artigo abaixo:

Veredito

Mercedes-AMG CLE 53 4Matic+

Primeiras impressões

8/10
Se não soubesse que haveria um CLE 63 a caminho, ficaria muito satisfeito com este CLE 53: tem a performance, dinâmica e caráter que se espera de um AMG.

Data de comercialização: Abril 2024

Prós

  • Disponibilidade do motor
  • Comportamento dinâmico
  • Imagem

Contras

  • Acessibilidade devido aos bancos
  • Botões excessivos no volante