Volkswagen Tiguan
Primeiras impressões
Data de comercialização: Março 2024
O novo Tiguan é provavelmente o lançamento mais importante da Volkswagen em 2024. A responsabilidade é grande: estamos a falar do modelo mais vendido da marca alemã em todo o mundo.
Prós
- Relação conforto/dinâmica;
- Autonomia PHEV;
- Preço para empresas;
- Espaço.
Contras
- Falta de botões físicos;
- Sistema de infoentretenimento ainda complexo.
Felizmente, parece que o novo Volkswagen Tiguan vem com a lição bem estudada. Há motores para todos os gostos e terá outro forte argumento: uma versão híbrida plug-in com mais de 100 km de autonomia.
Mas como explico neste vídeo, há muitos mais argumentos:

Para onde foram os botões?
Como expliquei no vídeo em destaque, o interior do novo Volkswagen Tiguan impressiona sob vários aspetos. Tem mais tecnologia, mais espaço e, felizmente, manteve o padrão de qualidade da geração que agora cessa funções.
Olhando para o tabliê, há agora menos botões e ecrãs maiores. Como seria de esperar, o Tiguan 2024 recorre ao sistema de infoentretenimento de última geração MIB4. A Volkswagen diz que não falta nada a este sistema: tem Apple CarPlay, Android Auto, ligação à internet e até integração com o ChatGPT.
Funciona tudo bem, mas quanto a mim continua a faltar algo muito simples… botões. Nomeadamente para a climatização. Sobre o espaço a bordo, o melhor é mesmo ver o vídeo.
Falando um pouco mais da tecnologia disponível no Tiguan, vejam também o reels abaixo. Agora o Tiguan estaciona de forma remota. Um sistema engraçado de ver a funcionar que, naturalmente, só deverá estar disponível nas versões mais equipadas.
A motorização certa
Se estiverem a pensar comprar o novo Volkswagen Tiguan através de empresa e estão indecisos quanto à motorização, não vale a pena continuar a ler este texto. Vou já dar a resposta: comprem a versão híbrida plug-in. Os benefícios fiscais compensam.
Disponível em dois patamares de potência — 204 cv e 272 cv —, ambos os Tiguan eHybrid trazem o mesmo pack de baterias de 19,7 kWh de capacidade. Isto significa que nos primeiros 100 km é possível circular sem ouvir o motor de combustão. A carteira agradece.
É um modelo muito agradável de conduzir — já era desde a primeira geração —, e agora ficou ainda melhor. Parte dessa responsabilidade é da nova suspensão DCC PRO, cujo funcionamento está explicado em vídeo.
Se o híbrido plug-in não é para si, há mais motorizações à escolha: do 1.5 TSI (150 cv), agora com mild-hybrid, ao 2.0 TSI (204 cv e 265 cv), sem esquecer os 2.0 TDI (150 cv e 193 cv).
Leia também: Mercedes E 220 d contra BMW 520d. O derradeiro comparativo DieselCaso esteja a pensar comprar o novo Tiguan como cliente particular, a versão 1.5 TSI de 150 cv dá muito bem conta do recado.
Comum a todas as motorizações? São todas associadas a uma caixa automática de dupla embraiagem (DSG). A caixa manual não tem lugar na nova geração do Tiguan.
Descubra o seu próximo automóvel:
Quanto custa?
A Volkswagen promete para a versão híbrida plug-in um preço de 34 990 euros + IVA, piscando claramente o olho às empresas — relativamente às outras versões ainda não foram anunciados valores.
As encomendas já abriram para o novo Volkswagen Tiguan 2024.
Veredito
Volkswagen Tiguan
Primeiras impressões
Data de comercialização: Março 2024
Prós
- Relação conforto/dinâmica;
- Autonomia PHEV;
- Preço para empresas;
- Espaço.
Contras
- Falta de botões físicos;
- Sistema de infoentretenimento ainda complexo.
Sabe esta resposta?
Qual destes modelos da Polestar não tem vidro traseiro?
Oops, não acertou!
Pode encontrar a resposta aqui:
Polestar acabou com o vidro traseiro dos Polestar 4 e 5. Porquê?Parabéns, acertou!
Vai para a próxima perguntaou lê o artigo sobre este tema:
Polestar acabou com o vidro traseiro dos Polestar 4 e 5. Porquê?
1 comentário
Primeiro teste ao novo Volkswagen Tiguan antes de chegar a Portugal
Testei todas as versões do novo Volkswagen Tiguan e algo me diz que os portugueses vão preferir uma em particular. Adivinha qual é?
Consulte, antes de comentar, a informação legal e os nossos termos e condições aqui
Este artigo ainda não tem comentários.
Seja o primeiro a partilhar uma opinião.